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MA 3D - Manipulando Objetos

Manipulação de Objetos no Visualizador MA 3D 


Breve Apresentação da Área de Trabalho do Programa MA 3D

    Na parte inferior do programa, logo acima da "barra de status" (do inglês, Status Bar), na "Vista" (do inglês, View) inferior, por padrão temos as abas:

  • Banco de Dados de Mídia (do inglês, Midia Database);
  • Materiais (do inglês, Materials);
  • e Sessões (grandMA2) (do inglês, Sessions (grandMA2)).

    Estas abas podem ser mostradas ou retiradas através da "Barra de Menus" (do inglês, Menu Bar) clicando na opção referente à cada uma ou através de teclas de atalho. Porém, não existem teclas de atalhos para todas as opções.

    Clicando na aba "Midia Database", temos vários modelos de objetos 3D para usar nos projeto, como:

  • Alfabeto (do inglês, Alphabet);
  • Ambiente (do inglês, Environment);
  • Equipamento (do inglês, Equipment);
  • Aparelhos (do inglês, Fixtures);
  • Mobiliário (do inglês, Furnishing);
  • Instrumentos (do inglês, Instruments);
  • Músicos (do inglês, Musicians);
  • Pessoas (do inglês, People);
  • Plataformas (do inglês, Platforms);
  • Primitivas (do inglês, Primitives);
  • Elementos de Palco (do inglês, Stage Elements);
  • e Armações ou Estruturas (do inglês, Trusses).

    Apesar de não ter tudo o que possa ser necessário para determinados projetos, já temos o suficiente para construir projetos bem elaborados que sirvam para apresentar para um cliente em potencial e, também, para realizar as programações da iluminação de um show, espetáculo ou evento.

    Como visto acima, é possível inserir aparelhos de iluminação pelo próprio MA 3D. No entanto, vamos inserir aparelhos apenas através do programa grandMA2 onPC, onde aprenderemos a fazer o "Patch" de aparelhos e a programá-los para um show.

    E não se preocupe pois, quando estivermos criando "sessões", todos os aparelhos adicionados no grandMA2 onPC estarão disponíveis para visualização no ambiente tridimensional do MA 3D.

    Abaixo, imagem da aparência do programa MA 3D mostrando as áreas de trabalho e alguns de seus componentes.



    Inserir um Objeto

    Inserir um objeto no projeto não é algo difícil, basta seguir os seguintes passos:

    1 - Na Vista Inferior, no canto esquerdo, clique na aba "Media Database" (tradução: Banco de Dados de Mídia) para ter acesso aos objetos tridimensionais disponíveis no programa.

    2 - Selecione o(s) grupo(s) de objetos que contenha o(s) objeto(s) que deseja inserir no projeto.

    3 - Dê um clique duplo sobre o objeto que deseja para inserí-lo no projeto. Você também pode inserir objetos clicando sobre eles e arrastando para a "Main View" (Tradução: "Vista Principal").



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