Sobre o Visualizador MA 3D
Desenvolver um projeto de Iluminação não é tarefa das mais fáceis. Mesmo tendo à nossa disposição e, GRATUITAMENTE, ferramentas maravilhosas como o programa visualizador MA 3D, da MA Lighting.
É um trabalho minucioso, detalhado e que exige dedicação e paciência.
Nas publicações sobre MA 3D, vamos abordar, exclusivamente, a construção de palcos e ambientes tridimensionais utilizando os recursos disponibilizados pelo programa visualizador MA 3D. Contudo, é importante saber que os programas grandMA2 onPC e o visualizador MA 3D, funcionam de forma independente. Mas quando estiverem conectados em uma sessão de rede MA, o grandMA2 (console ou onPC) será o "Mestre" (do inglês, Master) e enviará os dados do arquivo de show para o visualizador MA 3D, que será o "Escravo" (do inglês, Slave).
A grande vantagem é que, dependendo da necessidade, os projetos desenvolvidos podem ser reaproveitados em outros projetos onde você tenha que configurar outros aparelhos de iluminação utilizando um "palco" ou ambiente semelhante.
Dica 1 - Savando Projetos
Uma dica importante antes de começar, é entender que, tanto os projetos desenvolvidos no programa grandMA2 onPC (ou grandMA2 console) quanto os projetos criados no visualizador MA 3D, são salvos com a mesma extensão de arquivo, ".show.gz".
Ou seja, é bom estar sempre atento na hora de salvar seus projetos pois, seja ele grandMA2 onPC ou MA 3D, quando um projeto é salvo, por padrão ele é armazenado na mesma pasta (diretório) do seu Sistema Operacional (a não ser, é claro, que você escolha um local diferente para salvar seu novo projeto).
Por exemplo, se você estiver trabalhando em um novo projeto utilizando o programa grandMA2 onPC (realizando a programação da iluminação de um show) e, na hora de salvar, utilizar o nome de um arquivo já existente de um projeto feito no visualizador MA 3D, ele poderá SUBSTITUIR o arquivo existente, fazendo com que você perca as informações do mesmo.
No programa grandMA2 onPC, ao se criar um novo projeto, é solicitado ao usuário que insira um nome para o show.
Abaixo, mensagem de alerta do programa grandMA onPC ao tentar salvar o projeto com um nome já existente. Mesmo que seja o nome de um projeto criado no visualizador MA 3D.
A mensagem diz:
Arquivo com este nome já existe. (do inglês, "File with this name already exists.").
O usuário tem a opção de Sobrescrever o Arquivo Existente (do inglês, "Override Existing File") ou Cancelar (do inglês, "Cancel"). Para cancelar você também pode clicar no "X" amarelo no canto superior direito da mensagem de alerta.
Jà no visualizador MA 3D, ao se criar um novo projeto, o próprio programa cria um nome padrão com a data de criação do arquivo. No entanto, o usuário pode utilizar a opção Salvar como... (do inglês, "Save as...") para dar um nome diferente ao projeto.
Abaixo, mensagem do visualizador MA 3D alertando o usuário de que o nome escolhido para salvar o projeto atual já existe e pede para confirmar se deseja substituir o arquivo.
A mensagem diz:
O usuário tem as opções Sim (do inglês, "Yes") e Não (do inglês, "No"). Basta escolher o que deseja fazer e clicar no botão correspondente.
Felizmente, antes de salvar um novo projeto, ambos os programas, grandMA2 onPC e MA 3D, alertam o usuário caso já exista um projeto com o mesmo nome e solicitam a confirmação do usuário se deseja mesmo substituir o arquivo existente.
Portanto, basta prestar bastante atenção!!!
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
0 Comentários