Ad Code

Responsive Advertisement

MA 3D - Construindo um Palco Tridimensional | Palco Simples 1

    

Guia de Montagem de um Palco "Simples" Utilizando o Visualizador MA 3D

Para construir um palco virtual "simples", vamos utilizar objetos tridimensionais já disponíveis na instalação do visualizador MA 3D.

Construção do Palco Virtual Simples

    Para a construção do palco virtual desta publicação vamos utilizar somente os elementos das opções "Stage Elements" (para inserir o piso e as escadas), "Platforms" (para inserir grades de proteção), "Primitives" (para representar superíficies coberturas e laterais do palco) e "Trusses" (para montar a estrutura do palco).

    No visualizador MA 3D podemos utilizar duas opções de unidades de medidas para representar os componentes na tela, "Dimensão" (do inglês, Dimension) e "Fator de Escala" (do inglês, Scaling Factor). Você pode mudar esta configuração no menu "View", opção "Units".

    Aqui vamos utilizar a opção "Size as Dimension", que representa o projeto com medidas em tamanho real.

    O Palco Virtual Simples terá as seguintes dimensões em Largura (L), Profundidade (P) e Altura (A):

  • Piso ou Tablado: 8m (L) X 6m (P) X 1m (A);
  • Estrutura: 9m (L) X 8m (P) X 8m (A).

    Vamos começar montando o piso ou tablado e, depois, a estrutura do palco virtual.


    Montagem do Piso ou Tablado

    Para montagem do piso ou tablado, siga as instruções abaixo:

    1 - Na vista inferior, clique na aba "Media Database" (caso ainda não esteja selecionada).

    2 - Selecione a opção "Stage Elements" à esquerda.

    3 - Dê um clique duplo no objeto "Grid 100".

    O objeto é inserido na vista principal.


    Também é possível adicionar objetos clicando no objeto e arrastando-o para vista principal.

    Este objeto representa a estrutura de uma plataforma de 2m (L) X 2m (P) X 1m (A). É possivel aumentar as dimensões dos objetos selecionando-o e modificando suas propriedades na "Janela de Propriedades" (do inglês, Properties Window) que está na vista lateral.

    Mas para nosso exemplo, vamos inserir outros objetos para que possamos  utilizar outras funções e recursos do programa e, também, para criarmos algo mais próximo de uma montagem real.

    4 - Adicione mais um objeto "Grid 100" no projeto.

    Obs.: Todos os objetos são inseridos no ponto central da vista principal.

    5 - Utilizando a Janela de Propriedades do objeto, desloque-o 2m na "Posição Y" (do inglês, Position Y).


    Você também pode movimentar objetos utilizando as setas que aparecem quando são selecionados. No entanto elas não te dão tanta precisão quanto as alterações feitas na Janela de Propriedades do objeto.


 

    6 - Adicione outro objeto "Grid 100" mas, desta vez, desloque-o -2m na "Posição Y". Números negativos deslocam os objetos no sentido contrário no eixo em questão. Ou seja, -2m no eixo "Y" deslocará o objeto para frente em relação à sua posição atual.


    Para o piso ou tablado do nosso palco simples de 8m (L) X 6m (P) X 1m (A), já temos uma base de estrutura de 2m (L) X 6m (P) X 1m (A).

    Agora, como já temos uma dimensão pronta (6m de profundidade), para facilitar o nosso trabalho, vamos agrupar os três objetos e, depois, utilizar o recurso de duplicação para criar os objetos que faltam mais rapidamente.

    7 - Selecione os três objetos "Grid 100" já criados.

    Para selecionar vários objetos, basta segurar a tecla "Ctrl" e clicar sobre os objetos na vista principal. Você também pode selecionar os objetos segurando a tecla "Ctrl" e clicando nos nomes dos objetos que estão na vista lateral na aba "Ativos". No nosso exemplo, os nomes dos objetos que queremos selecionar são: "Grid 100 1", "Grid 100 2" e "Grid 100 3".

    Obs.: Os números "1, 2, 3..." no final dos nomes dos objetos são inseridos automatimente pelo programa para diferenciar objetos que sejam da mesma "família".

    8 - Clique em "Agrupar Objetos" (do inglês, Group Objects) para agrupar os objetos selecionados.

    Também é possível agrupar objetos clicando com o botão direito do mouse sobre os objetos selecionados e escolhendo a opção "Group Selected Objects" (do inglês, Agrupar Objetos Selecionados) ou, simplesmente, utilizando o atalho "Ctrl+G" no teclado.


    Depois que os objetos "Grid 100" estiverem agrupados, vamos duplicar o grupo de objetos criado para construir as outras partes do piso ou tablado do palco.

    9 - Clique sobre o grupo de objetos criado para selecioná-lo (caso já não esteja selecionado) e, em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre ele para abrir o menu de opções. No menu de opções, clique na opção "Simple Duplicate".

    Obs.: Os grupos criados são nomeados automaticamente pelo programa como "Group 1", "Group 2" e assim por diante. Mas é possível renomear tanto os grupos (ou pastas) de objetos quanto os próprios objetos para organizar o projeto de acordo com sua necessidade. Vamos fazer isso mais adiante.

    Note que, ao duplicar, os novos objetos ou grupos são criados exatamente no mesmo lugar, se sobrepondo aos objetos ou grupos de origem. Não se preocupe com isso pois resolveremos isso em breve.

    10 - Repita o passo anterior para criar mais duas cópias do grupo de objetos. É o que será necessário para criar o piso ou tablado do palco simples virtual que tem 8m de largura. Pode duplicar qualquer um dos dois grupos agora existentes pois possuem as mesmas características até então.

    Na imagem abaixo, temos os quatro grupos criados. Cada um com três objetos "Grid 100".

    É importante saber também que o visualizador MA 3D permite renomear objetos e pastas. Como o projeto ainda é relativamente pequeno, não faz tanta diferença. Mas dependendo do tamanho do projeto, colocar nomes que facilitem a rápida identificação do objeto ou pasta que você precisa encontrar ajuda bastante.

    Vamos renomear os grupos criados ("Group 1", "Group 2"...) do nosso projeto para "Grade Piso 1", "Grade Piso 2" e assim por diante.

    11 - Na vista lateral, selecione a pasta "Group 1" e, na janela de propriedades do objeto, clique na caixa de diálogo "Nome" (do inglês, Name) e altere o nome da pasta para "Grade Piso 1".

    Existem outras formas de renomear objetos e pastas. Basta selecionar o objeto ou pasta na vista lateral, clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção "Rename" ou, simplesmente, selecionar o objeto ou pasta e pressionar a tecla "F2" no teclado. Após executar qualquer uma das formas, insira o nome desejado e pressione "Enter".

    12 - Altere os nomes dos grupos restantes. O resultado final é mostrado na imagem abaixo.


    Ainda precisamos organizar os objetos para formar a base de 8m (L) X 6m (P) X 1m (A). Como posicionamos os objetos do primeiro grupo na direção do eixo "Y", enviando um objeto "Grid 100" para o fundo e o trazendo o outro para frente, já temos 6 metros de profundidade e 1 metro de altura em cada grupo criado.

    Agrupar objetos facilita muito o trabalho.

    Agora, só precisamos posicionar cada grupo lado a lado para formar a largura esperada. Para manter o projeto organizado, vamos posicionar os grupos de acordo que fiquem ordenados da esquerda para a direita ("Grade Piso 1", "Grade Piso 2", "Grade Piso 3" e "Grade Piso 4") na vista principal.

    Para manter os objetos bem alinhados, em vários momentos teremos que utilizar algumas contas matemáticas bem simples. Apenas para que os objetos não fiquem sobrepostos ou afastados (quando devem ficar conectados para dar continuidade ao desenho).

    13 - Selecione o grupo "Grade Piso 1" e, utilizando a Janela de Propriedades, digite -3.00 na caixa de diálogo "X:" da propriedade "Position [m]:" para deslocar o grupo 3 metros para a esquerda.

    Ficou um espaço entre os grupos mas foi de propósito. É apenas para manter nosso palco centralizado no desenho. Já vamos resolver isso.

    14 - Selecione o grupo "Grade Piso 2" e faça o mesmo procedimento mas, desta vez, digite -1.00 para deslocar o grupo 1m para a esquerda.



    Como temos quatro grupos, para compor o outro lado da base do palco basta repetir os dois passos anteriores digitando na caixa de diálogo "X:" da propriedade "Position [m]:" os valores, 1.00 para o grupo "Grade Piso 3" e 3.00 para o grupo "Grade Piso 4". Repare que agora os valores digitados devem ser positivos para que os grupos sejam deslocados para a direita no desenho.

    O resultado final pode ser visto na imagem abaixo.


    Com a grade do piso posicionada, o próximo passo é preencher a parte superior e as laterais para realizar o fechamento da estrutura. É possível fazer isto utilizando formas "Primitivas" (do inglês, Primitives).

    15 - Na vista inferior, clique na aba "Media Database" (caso ainda não esteja selecionada).

    16 - Selecione a opção "Primitives" à esquerda.

    17 - Dê um clique duplo no objeto "Plane".

    O objeto é inserido na vista principal no ponto central do projeto. Por padrão, o objeto possui as dimensões de 1m (L) X 1m (P) X 0m (A).


    Para que o objeto ocupe toda a extensão necessária, basta alterar suas medidas na janela de propriedades.

    18 - Selecione o objeto "Plane 1" (caso ainda não esteja selecionado).

    19 - Na Janela de Propriedades do objeto, na opção "Size [m]:", altere os valores das caixas de diálogo "X: 1.00" e "Y: 1.00" para:

  • X: 8.00
  • Y: 6.00

    Obs.: O objeto "Plane" não permite alteração de tamanho no eixo "Z" (altura do objeto).


    Até o momento, o objeto criado "Plane 1" (hachurado em amarelo quando está selecionado) não aparece no projeto porque está posicionado abaixo do objeto "Superfície do Palco" (do inglês, Stage Plane). Como queremos ele sobre os grupos de grades que criamos, precisamos alterar sua posição.

    20 - Selecione o objeto "Plane 1" (caso ainda não esteja selecionado).

    21 - Na Janela de Propriedades do objeto, na opção "Position [m]:", clique na caixa de dialogo "Z:" e altere o valor para 1.00, que é a altura da grade do piso do nosso palco.


    Observe que, como a altura do objeto "Plane 1" coincide com a altura dos objetos "Grid 100", eles acabam se "fundindo" na parte superior. Causando a sensação de que o objeto "Plane 1" foi recortado em várias partes.

    Se a intenção for criar uma superfície completamente lisa, basta alterar o valor caixa de diálogo "Z:", da opção "Position [m]:", para 1.01, acrescentando assim, 1 decímetro de distância entre os objetos da base e o objeto "Plane 1".

    O resultado pode ser visto na imagem abaixo.


    O piso ou tablado do "Palco Simples" está pronto.

    Antes de montar a estrutura do nosso palco, vamos tornar os objetos utilizados para o piso ou tablado do palco invisíveis. Assim poderemos visualizar melhor o desenho durante a montagem da estrutura.

    Para controlar a visibilidade de objetos na vista principal, clique no "desenho de estrela" localizado ao lado do nome de cada objeto ou grupo de objetos.


    Pronto! Agora vamos à montagem da estrutura do palco.


    Montagem da Estrutura do Palco Simples

    Para montagem da estrutura do palco, siga as instruções abaixo:

    1 - Na vista inferior, clique na aba "Media Database" para selecioná-la (caso ainda não esteja selecionada).

    2 - Selecione a opção "Armações" (do inglês, Trusses) à esquerda.

    Obs.: Existem subpastas na opção "Trusses". Contudo, selecione a caixa de diálogo "Trusses" que todos os objetos de armações disponíveis aparecerão do lado direito.

    3 - No lado direito, procure pelo objeto "PROF_BAS" e arraste-o para a vista principal ou dê um clique duplo para inserí-lo no projeto.

    4 - Renomeie o objeto para "Base Estrutura" ou outro nome de sua preferência para facilitar a identificação.


    Alguns objetos, por padrão, são inseridos sobre a superfície do desenho. Outros, no entanto, são posicionados totalmente no centro do projeto e isto faz com que a metade inferior do objeto fique abaixo da superfície de referência do projeto (parte quadriculada). É o caso do objeto "PROF_BAS".

    Para resolver isto, basta pegar a altura do objeto (Size [m]: Z:), que neste caso é de 0.51 e dividir por 2. Em seguida, utilizar o resultado  (0.25) para deslocar o objeto para cima.

    5 - Selecione o objeto "Base Estrutura" (caso ainda não esteja selecionado) e, utilizando a Janela de Propriedades do objeto, digite 0.25 na caixa de diálogo "Z:" da opção "Position [m]:" para delocar o objeto para cima e posicioná-lo sobre a superfície de referência do projeto.


    6 - Insira um objeto "FD34-300" no projeto.

    7 - Selecione o objeto (caso ainda não esteja selecionado) e gire-o para que fique na posição vertical. Para isto, altere o valor da caixa de diálogo "X:" da propriedade "Rotação[º]:" (do inglês, Rotation[º]:) 


    8 - Com o objeto ainda selecionado e, utilizando a Janela de Propriedades, digite 1.85 na caixa de diálogo "Z:" da propriedade "Position [m]:" para deslocá-lo para cima, posicionando-o sobre a Base da Estrutura.


    9 - Faça uma duplicação do objeto "FD34-300" e, utilizando a Janela de Propriedades, digite 4.85 na caixa de diálogo "Z:" da propriedade "Position [m]:" para deslocá-lo para cima de forma que fique "conectado" à extremidade superior do outro objeto.


    Como o primeiro objeto "FD34-300", em sua propriedade "Position [m]:", tem o eixo "Z: 1.85", quando adicionar 3.00 à este valor no eixo "Z:" do segundo objeto, ele será posicionado exatamente na extremidade superior do primeiro. Dando assim, a impressão de estarem conectados um ao outro.

    Como estamos utilizando peças básicas para montagens de palco, no topo da torre vamos colocar um "pau de carga", peça onde se encaixa a talha que é utilizada para erguer a parte superior da estrutura.

    10 - Insira um objeto "HEADSEK1" no projeto.

    11 - Com o objeto selecionado e, utilizando a Janela de Propriedades, digite 6.45 na caixa de diálogo "Z:" da propriedade "Position [m]:" para deslocá-lo para cima, posicionando-o no topo da torre.

    12 - Ainda com o objeto selecionado, na Janela de Propriedades do objeto, digite -90 na caixa de diálogo "Z:" da propriedade "Rotation [º]:" para girar o objeto de modo que a alça de encaixe para talhas aponte para as laterais.


    Para finalizar a construção de uma torre, das 4 que serão necessárias para a montagem do palco simples, vamos adicionar uma "Luva" (do inglês, Sleeve).

    13 - Insira um objeto "SLEEVE_2" no projeto.

    14 - Com o objeto selecionado e, utilizando a Janela de Propriedades, digite 5.75 na caixa de diálogo "Z:" da propriedade "Position [m]:" para deslocá-lo para cima, posicionando-o quase no topo da torre.

    15 - Ainda com o objeto selecionado, na Janela de Propriedades do objeto, digite -90 na caixa de diálogo "Z:" da propriedade "Rotation [º]:" para girar o objeto de modo que suas faces de conexão fiquem para o fundo e para a direita do palco.


    A primeira torre do Palco Simples está completa.

    Para facilitar a criação das demais e também a movimentação dentro do projeto, podemos agrupar os objetos desta e, simplesmente, utilizar o recurso de duplicação.

    16 - Selecione os objetos inseridos para a criação da torre.

    Para selecionar vários objetos, basta segurar a tecla "Ctrl" e clicar sobre os objetos na vista principal. Você também pode selecionar os objetos segurando a tecla "Ctrl" e clicando nos nomes dos objetos que estão na vista lateral na aba "Ativos".

    17 - Clique em "Group Objects" para agrupar os objetos selecionados.


    18 - Selecione o grupo criado e altere o nome para "Torre 1".


    Em uma grande maioria dos casos, a estrutura dos palcos ocupam uma exensão maior que a dos pisos ou tablados dos palcos. Por isso, no nosso exemplo de palco simples, vamos utilizar as dimensões de, aproximadamente, 12m (L) X 9m (P) X 6m (A) para a estrutura do palco.

    19 - Com o grupo ainda selecionado e, utilizando a Janela de Propriedades do objeto, digite -6.25 na caixa de diálogo "X:e -5.25 na caixa de diálogo "Y:da propriedade "Position [m]:" para deslocá-lo para a esquerda e para frente do projeto como visto na imagem abaixo.


    Agora vamos começar a duplicar a torre já montada para a criação das demais.

    20 - Selecione o grupo "Torre 1" (caso já não esteja selecionado) e pressione "Ctrl+D" para duplicá-lo. O novo grupo de objetos receberá, automaticamente, o nome de "Torre 2".

    21 - Selecione o novo grupo criado (Torre 2) e, utilizando a Janela de Propriedades do objeto, digite 6.25 na caixa de diálogo "X:" da propriedade "Position [m]:" para deslocá-lo para a direita. Repare que, como o grupo de objetos já possui uma medida de -6.25 na caixa de diálogo "X:" da propriedade "Position [m]:" e a posição inicial do objeto é à esquerda, para deslocá-lo para a direita e para que fique equidistante ao outro objeto, basta remover o sinal negativo (-)  do valor existente.


    Como a "Torre 2" está no lado inverso ao da "Torre 1", algumas peças precisam ter sua direção alterada para que fiquem na posição correta. Neste caso, somente o "HEADSEK1" e o "SLEEVE_2" da "Torre 2" precisam ser girados.

    22 - Selecione o objeto "HEADSEK1 1" da "Torre 2" e, utilizando a Janela de Propriedades do objeto, digite 90 na caixa de diálogo "Z:" da propriedade "Rotation [º]:" para girar o objeto para a posição correta.



    23 - Selecione o objeto "SLEEVE_2" da "Torre 2" e, utilizando a Janela de Propriedades do objeto, digite 0 (zero) na caixa de diálogo "Z:" da propriedade "Rotation [º]:" para girar o objeto para a posição correta.



    Antes de realizar a duplicação para criação de mais uma torre, vamos criar a barra que fara a "ligação" entre as torres já criadas e posicionadas.

    24 - Insira um objeto "FD34-300" no projeto.

    Obs.: Como já existem objetos como este no projeto, ele receberá uma numeração sequencial com base nos objetos existentes no projeto. Por exemplo, o objeto inserido recebeu o nome de "FD34-300 3" porque o programa identificou a existência de outros objetos com o mesmo nome ("FD34-300 1" e "FD34-300 2" utilizados na formação das torres). Caso você queira, pode renomear o objeto inserido. No nosso exemplo vamos alterar apenas o número sequencial, substituindo o número 3 por 1.

    25 - Com o objeto selecionado e, utilizando a Janela de Propriedades do objeto, digite 90 na caixa de diálogo "Z:" da propriedade "Rotation [º]:" para girá-lo de forma que fique na posição que precisamos (com suas extremidades apontando para as laterais do projeto).


    26 - Selecione o objeto inserido e, utilizando o recurso de duplicação, crie mais 3 objetos.

    Com os 4 os objetos criados ("FD34-300 1", FD34-300 2", "FD34-300 3" e "FD34-300 4"),  precisamos alterar as propriedades "Position [m]:" de cada um para que formem uma única barra que será "conectada" nos "SLEEVES" das torres.

    27 - Selecione cada objeto, separadamente, e, utilizando a Janela de Propriedades do objeto, digite os seguintes valores na caixa de diálogo "X:" da propriedade "Position [m]:"  de cada um:

  • Objeto "FD34-300 1" - Position [m]: X: -4.50


  • Objeto "FD34-300 2" - Position [m]: X: -1.50


  • Objeto "FD34-300 3" - Position [m]: X: 1.50


  • Objeto "FD34-300 4" - Position [m]: X: 4.50

    Desta forma, os objetos ficarão posicionados, da esquerda para a direita, um ao lado do outro em sequência.

    28 - Selecione os 4 objetos criados e clique na opção "Group Objects" na parte superior da vista lateral ou pressione "Ctrl+G" para agrupá-los.

    29 - Altere o nome do grupo para "Estrutura Superior 1".


    30 - Selecione o grupo de objetos "Estrutura Superior 1" (caso já não esteja selecionado) e, na Janela de Propriedades do objeto, digite -5.25 na caixa de diálogo "Y:5.75 na caixa de diálogo "Z:da propriedade "Position [m]:" para deslocá-lo para frente e para cima no projeto.

    Após realizar o deslocamento, o grupo "Barra Superior 1" estará fazendo a ligação perfeita entre as duas torres, exatamente na altura do "SLEEVE_2" de cada uma.


    Temos uma trave montada. Para montar a mais uma trave (que será colocada no fundo do palco) é só dublicar os 3 grupos que compõem a que já está pronta.

    31 - Selecione os grupos "Torre 1", "Torre 2" e "Estrutura Superior 1".

    32 - Clique com o botão direito do mouse sobre os objetos selecionados e escolha a opção "Simple Duplicate". Caso prefira, você pode utilizar o atalho para duplicação presionando as teclas "Ctrl+D" no teclado.


    3 grupos de objetos novos serão criados seguindo a sequência numérica dos grupos já existentes.

    33 - Selecione os grupos criados (caso já não estejam selecionados) e, utilizando a Janela de Propriedades do objeto, digite 4.25 na caixa de diálogo "Y:da propriedade "Position [m]:" para deslocar os grupos de objetos para trás, formando assim, nossa segunda trave.


    Como os grupos duplicados foram apenas deslocados para trás, precisamos girar o "SLEEVE" de cada uma das duas torres do fundo para que fiquem na posição correta.

    Obs.: Em situações reais, não precisaríamos nos preocupar com isto pois é muito comum encontrar sleeves com 4 faces de conexão. Como, no caso do nosso projeto tridimensional, o objeto disponível tem apenas 2 faces de conexão, precisamos girá-lo para a posição necessária para que faça sentido.

    34 - Selecione o objeto "SLEEVE_2 1" do grupo "Torre 3" e, utilizando a Janela de Propriedades do objeto, digite 180 na caixa de diálogo "Z:" da propriedade "Rotation [º]:" para rotacioná-lo para a posição correta.



    35 - Selecione o objeto "SLEEVE_2 1" do grupo "Torre 4" e, utilizando a Janela de Propriedades do objeto, digite 90 na caixa de diálogo "Z:" da propriedade "Rotation [º]:" para rotacioná-lo para a posição correta.


    O próximo passo é fazer a "conexão" a estrutura da trave frontal com a estrutura da trave do fundo do palco. Para isto, vamos criar mais 2 estruturas com 9 metros de comprimento.

    36 - Insira um objeto "FD34-300" no projeto.

    37 - Altere o nome do objeto para "FD34-300 1" (caso tenha sido criado com outro nome).

    38 - Selecione o objeto inserido e, utilizando o recurso de duplicação, crie mais 2 objetos.

    39 - Selecione cada objeto, separadamente, e, utilizando a Janela de Propriedades do objeto, digite os seguintes valores na caixa de diálogo "Y:" da propriedade "Position [m]:"  de cada um:

  • Objeto "FD34-300 1" - Position [m]: Y: 2.50



  • Objeto "FD34-300 2" - Position [m]: Y: -0.50



  • Objeto "FD34-300 3" - Position [m]: Y: -3.50


    40 - Selecione os 3 objetos criados e clique na opção "Group Objects" na parte superior da vista lateral ou pressione "Ctrl+G" para agrupá-los.

    41 - Altere o nome do grupo para "Estrutura Superior 3".



    42 - Selecione o grupo "Estrutura Superior 3" criado (caso já não esteja selecionado) e pressione "Ctrl+D" para duplicá-lo. O novo grupo de objetos receberá, automaticamente, o nome de "Estrutura Superior 4".

     43 - Selecione o grupo "Estrutura Superior 3" e, utilizando a Janela de Propriedades do objeto, digite -6.25 na caixa de diálogo "X:" e 5.75 na caixa de diálogo "Z:" da propriedade "Position [m]:" para deslocar o grupo de objetos para a esquerda e para cima, fazendo assim, a "conexão" do lado esquerdo da estrutura do palco.


    44 - Selecione o grupo "Estrutura Superior 4" e, utilizando a Janela de Propriedades do objeto, digite 6.25 na caixa de diálogo "X:" e 5.75 na caixa de diálogo "Z:" da propriedade "Position [m]:" para deslocar o grupo de objetos para a direita e para cima, fazendo desta vez, a "conexão" do lado direito da estrutura do palco.


    Para finalizar, vamos inserir uma cobertura no palco.

    45 - Insira um objeto "Plane", da categoria "Primitives" no projeto.

    46 - Com o objeto selecionado e, utilizando a Janela de Propriedades do objeto, digite 12.00 na caixa de diálogo "X:" e 9.80 na caixa de diálogo "Y:" da propriedade "Size [m]:" para alterar seu tamanho.

    47 - Com o objeto ainda selecionado e, utilizando a Janela de Propriedades do objeto, digite -0.50 na caixa de diálogo "Y:" e 5.90 na caixa de diálogo "Z:" da propriedade "Position [m]:" para que o objeto seja posicionado exatamente sobre as estruturas superiores. Como se ele estivesse apoiado sobre elas.


    O Palco Simples está pronto.

    Não se esqueça de tornar os grupos que formam o piso ou tablado visíveis novamente para ver o resultado final.


    Este é um palco bem simples mas muito comum de ser visto em situações reais.

    E além disso, com o que foi aprendido até aqui, você pode praticar e desenvolver projetos mais completos e complexos.

    Este modelo servirá também para ser utilizado nas primeiras publicações sobre o programa grandMA2 onPC.

    Espero que a publicação deste tutorial tenha sido útil.

    E pode ter certeza que não paramos por aqui.

    QUE SEMPRE HAJA MUITA LUZ PARA ILUMINAR NOSSOS CAMINHOS!!!

    Obrigado!!!

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement